terça-feira, 1 de agosto de 2017

Solenidade marca o início dos novos cursos da Academia do Sistema Prisional


A solenidade que marcou o início dos cursos de qualificação para os Agentes de Segurança Penitenciário da Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP), aconteceu nessa segunda-feira, dia 31 de julho, na Academia do Sistema Prisional, localizada em Ribeirão das Neves. A formação vai abordar situações específicas da escolta em ambiente hospitalar e uniformizar rotinas praticadas pelos Grupos de Intervenção Rápida (GIR). Estiveram presentes o Secretário Adjunto de Estado de Administração Prisional, Marcelo José Gonçalves da Costa; a Superintendente de Segurança Prisional, Sara Simões de Araújo Pires; o Superintendente da Academia do Sistema Prisional, Lincoln Ignácio Pereira; o Diretor-Geral do Comando de Operações Especiais (COPE), Marinho Rômulo de Avelar Filho; o Diretor-Geral do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, Willian de Abrête Pinto; além de instrutores  e os primeiros alunos de diversas unidades prisionais da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
DSC 0301

O Secretário Adjunto ressaltou a grande importância dos diversos servidores que construíram o Sistema tal qual ele é hoje, compartilhando conhecimentos adquiridos muitas vezes de forma autônoma, e que atualmente, podem e devem ser reconhecidos como instrutores. “A Academia do Sistema Prisional é hoje uma realidade, e a valorização de cada um desses servidores honra a história dessas pessoas que tornaram essa estrutura realidade”.
DSC 0335

Sara Simões de Araújo Pires saudou os alunos do curso em nome da Subsecretaria de Segurança Prisional, salientando que as instruções vão padronizar procedimentos fundamentais. “Tenho absoluto conhecimento do trabalho do GIR e do COPE quando enfrentam instabilidades e momentos difíceis numa unidade prisional. Unificar métodos de ação é estar cada vez mais preparado para qualquer ocorrência”. A Superintendente aproveitou a ocasião para parabenizar a todos os presentes pelo Dia do Agente de Segurança Penitenciário, comemorado no dia 30 de julho.
DSC 0418

 Os cursos
Segundo o Superintendente da Academia do Sistema Prisional, Lincoln Ignácio Pereira, a Academia já conta com cursos de curta duração, relativos à escolta e ao Grupamento de Intervenções Rápidas (GIR), no entanto, visando sempre o crescimento e excelência dos servidores que exercem essas atividades, o currículo foi ampliado. “Montamos, juntamente com nossos instrutores da Academia e com técnicos do COPE, a especialização para a escolta hospitalar, além da ampliação curricular destinada ao GIR.”
O Superintendente ressalta que, a partir do dia 21 de agosto, a Academia receberá representantes do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul e posteriormente, agentes de segurança dos demais estados para fazerem os cursos que se iniciaram nessa semana.
DSC 0423

Primeiramente serão 70 alunos, sendo que 35 deles participarão do Curso de Capacitação Para Escolta Hospitalar com 132 horas/aula. Os demais Agentes de Segurança participarão da habilitação do GIR, dividido em 30 horas de aulas teóricas e 50 horas de instruções práticas no período de duas semanas. O Diretor-Geral do COPE, Marinho Rômulo de Avelar Filho, ressaltou os grandes avanços implementados. “Hoje a SEAP possui dentro do próprio quadro de servidores, profissionais qualificados capazes de instruir Agentes de Segurança de outros estados, garantindo um padrão de qualidade exemplar no cenário nacional”. Instrutor de tiro há mais de 10 anos no Sistema Prisional, o Agente de Segurança Penitenciário Igor Daniel Lacerda, destaca que em ambos os cursos haverá a disciplina de tiro prático. “Como instrutores, vemos esse crescimento com bons olhos e, depois de tudo o que vivenciamos, estamos entusiasmados por fazer parte dessa nova etapa.”
DSC 0436

 Texto e fotos: Rangel de Oliveira
http://www.seds.mg.gov.br/component/gmg/story/3358-solenidade-marca-o-inicio-dos-novos-cursos-da-academia-do-sistema-prisional

Nenhum comentário: