quinta-feira, 1 de junho de 2017

Presa decepa dedo de Agente penitenciária


Agentes penitenciárias fazem ato após servidora ter parte do dedo decepado em presídio no AC

Grupo protestou em frente do FOC na manhã desta quinta (1º) e visita íntima foi suspensa na unidade feminina. Servidora teve o dedo prensado na parede pela grade.
Por Aline Nascimento, G1 AC, Rio Branco

Um grupo de agentes penitenciárias fez um ato, na manhã desta quinta-feira (1º), em frente ao Complexo Prisional Francisco d’Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco, após uma servidora ter parte de um dedo da mão decepada. O crime ocorreu na noite de quarta (31), na unidade feminina do FOC, e uma presa foi levada para a Delegacia de Flagrantes (Defla) da capital acreana. Do presídio, a agentes foram para o Fórum Criminal se reunir com a juíza Luana Campos, titular da Vara de Execuções Penais.
A Associação do Sistema Penitenciário do Acre (Asspen-AC) informou que a presa fingiu passar mal e chamou a servidora. A mulher teve a mão prensada contra a parede por um grupo de detentas. Segundo Asspen-AC, a servidora precisou amputar parte do dedo. O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) informou que tomou as providências e isolou a detenta.
Para pedir providências, o grupo se reuniu em frente do complexo para pedir melhores condições de trabalho e exigir que o grupo que atacou a agente seja transferido da unidade. Devido o ato, a visita intíma na unidade feminina foi suspensa."A gente espera que sejam tomar providências, que transfiram as presas envolvidas porque não foi só uma. É uma cela inteira que comandam o pavilhão todo. Dão as ordens", contou uma servidora que pediu para não ter o nome divulgado.
Segundo o grupo, a juíza garantiu a transferência de uma detenta e prometeu ainda colocar as demais, que participaram da ação, no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD).
"A chefe dessa cela, que é comprovadamente a chefe de uma facção aqui fora, alegou que estava passando mal. Então, toda a equipe foi para retirar a presa da cela. Foi retirada essa presa e quando estávamos fechando o cadeado a outra presa chutou a grade. Quando ela chutou estourou o dedo da agente", completou a servidora.

Nenhum comentário: