sexta-feira, 5 de maio de 2017

Aprovados em concurso para agente penitenciário reivindicam nomeação

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP) explicou que todos os agentes serão nomeados de acordo com a programação estabelecida e já divulgada

Web repórter
Web repórter
http://www.otempo.com.br/cidades/aprovados-em-concurso-para-agente-penitenci%C3%A1rio-reivindicam-nomea%C3%A7%C3%A3o-1.1469073
CAMILA KIFER


Um grupo de aprovados na condição de excedentes no concurso para o cargo de agente penitenciário, que ainda não foram chamados, estão na Cidades Administrativa, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte, em protesto contra o governo. 
Os manifestantes exigem que o Estado dê prosseguimento as nomeações. "Chegamos hoje e vamos levantar acampamento aqui. Caso precise, ficaremos aqui por vários meses. Estamos tomando essa medida por que muitos estão desempregados e têm mulher e filhos. Precisamos trabalhar", disse um concursado, que não quis se identificar.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP) explicou que todos os agentes serão nomeados de acordo com a programação estabelecida e já divulgada.

Atualmente, conforme informou a pasta, 6.436 pessoas foram aprovadas,  3.483 foram nomeados e 3.225 já tomaram posse. Ainda segundo o governo  entraram em exercício 2.784 agentes (Eles têm 30 dias, após a posse, para entrar em exercício).
Entenda
O resultado do concurso foi publicado há cerca de três anos. Desde então, os concursados reivindicam a nomeação. 
Em um ato de protesto, um grupo de aprovados chegou a levantar acampamento em frente a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em fevereiro do ano passado, contudo, em Março do mesmo ano, o governo havia afirmado que a reivindicação não seria atendida. 
Na época, a Segurança Penitenciário e Agente de Segurança Socioeducativo havia informado que "conforme parecer emitido pela Assessoria Jurídica da SEPLAG, não seria possível atender à reivindicação de convocação dos candidatos excedentes na 5ª etapa (Exames Médicos) para participação na 6ª etapa (Curso de Formação Técnico-Profissional). A pasta ainda havia alegado que, atendendo às demandas dos candidatos, retomou o andamento regular dos dois certames e pactuou cronograma com previsão de homologação dos concursos ainda no ano de 2016".

Nenhum comentário: