sexta-feira, 10 de março de 2017

Bom exemplo - Curso de Negociador Penitenciário - Serão ofertadas 45 vagas para agentes penitenciários e policiais militares, profissionais da Vara de Execução Penal, Ministério Público do Estado e Polícia Civil do Estado do Piauí

Secretaria de Justiça realiza primeiro curso de Negociador Penitenciário

Serão ofertadas 45 vagas para agentes penitenciários e policiais militares que atuam nas penitenciárias do Piauí e para profissionais da Vara de Execução Penal, Ministério Público do Estado e Polícia Civil.


http://www.portalodia.com/noticias/piaui/secretaria-de-justica-realiza-primeiro-curso-de-negociador-penitenciario-294977.html

A Academia de Formação Penitenciária do Estado do Piauí (Acadepen), órgão da Secretaria de Justiça do Estado (Sejus), promoverá, nos dias 14 e 15 deste mês, o primeiro curso de Negociador Penitenciário com Ênfase no Primeiro Interventor.
O curso, segundo a Acadepen, tem por objetivo capacitar agentes prisionais para a realização dos primeiros contatos e negociações com detentos em casos de motins ou rebeliões dentro dos presídios, incluindo as ocorrências em que haja a tomada de reféns.
Serão ofertadas 45 vagas para agentes penitenciários e policiais militares que atuam nas penitenciárias do Piauí e para profissionais da Vara de Execução Penal, Ministério Público do Estado e Polícia Civil. O diretor da Acadepen, Jacinto Teles, destaca que este é o primeiro curso na área, em nível nacional.
“Enquanto diversos estados enfrentam uma crise sem precedentes no sistema penitenciário, com a ocorrência de diversos motins e rebeliões, o Piauí sai na frente preparando-se, preventivamente, para a necessidade de contenção desses casos nas unidades penais”, pontua Jacinto.
O secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, observa que o curso está dentro do Plano de Modernização do Sistema Prisional do Piauí, que contempla a capacitação dos servidores prisionais e setores administrativos da Sejus.
“Esse curso compatibiliza ações de segurança pública com o respeito à dignidade da pessoa humana. Temos, portanto, trabalhado essas duas vertentes, para evitar transgressões por parte dos detentos, garantindo a ordem nos estabelecimentos penais”, pontua o gestor.
As inscrições para o curso de Negociador Penitenciário podem ser feitas até esta sexta-feira (10), na sede da Acadepen, em Teresina, que fica na Rua Barroso, n° 732, Centro/Norte. A carga horária do curso é de 16h, com entrega de certificados aos participantes.
Esperantina recebe curso de Rastreamento de Fugitivos em Área de Mata
A Acadepen também realizará, do dia 11 a 13 deste mês, o curso de Rastreamento de Fugitivos em Área de Mata na Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina. O objetivo do curso é qualificar os profissionais do sistema penitenciário e de órgãos parceiros para situações em que seja necessária a recaptura de detentos.
O curso possui carga horária de 30 horas, sendo 7 horas de aulas teóricas, nas quais serão apresentadas disciplinas sobre legislação, com ênfase na Lei de Execução Penal, e 23 horas de aulas práticas, em que serão trabalhados o manejo de armas e a utilização de equipamentos de menor potencial ofensivo, disciplinado pela Lei N° 13.060/2014, além de ações práticas na área de mata que circunda a Penitenciária de Esperantina.
Ao todo, serão ofertadas 55 vagas ofertadas. As inscrições seguem até a sexta-feira (10) e podem ser feitas na própria gerência da Penitenciária de Esperantina ou na sede da Acaepen.

Fonte: Secretaria de Justiça do Piauí

Nenhum comentário: