sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Cadeia de Lima Duarte é desativada e detentos são transferidos para presídios do estado de MG

Cadeia de Lima Duarte é desativada e detentos são transferidos pelo estado

PM afirmou que presos foram levados para três unidades de Juiz de Fora.
Seap não confirmou destino nem apresentou números da transferência.

Do G1 Zona da Mata
A cadeia pública de Lima Duarte foi desativada na última terça-feira (21) e todos os detentos que estavam no local foram transferidos para presídios do estado de MG. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (23) pela Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), que não deu detalhes sobre as mudanças.
A Polícia Militar (PM) da cidade, que auxiliou na transferência, informou que os presos provisórios, que aguardam sentenças dos processos, foram encaminhados ao Cetro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Juiz de Fora. Os julgados e condenados ao regime fechado estão, desde a última terça, na Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires e os que podem usufruir do regime semi-aberto deram entrada na Penitenciária Edson Cavalieri, ambas também em Juiz de Fora.
A pasta estadual se limitou a explicar que a ação faz parte de um programa para que a Polícia Civil assuma da custódia de presos ou desative as cadeias. No caso de fechamento, como aconteceu na cidade da Zona da Mata, os detentos são transferidos para outras unidades prisionais administradas pela Seap.
De acordo com a PM local, as transferências cumpriram uma decisão judicial, depois de uma ação movida pelo Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (Sindipol) pedindo a ilegalidade da manutenção de policiais nas cadeias públicas.
Por fim, a PM afirmou que também mantinha efetivo a disposição da cadeia em Lima Duarte e que, a partir de agora, vai encaminhar todos os suspeitos detidos para o Ceresp em Juiz de Fora.

Nenhum comentário: